Plotter de Adesivo Angeleri

Os plotters de colagem automática da série GP permitem, em comparação com a execução manual, automatizar e acelerar o processo de colagem seletiva realizado em formas planas, aumentar significativamente a produtividade e permitir uma redução no número de operadores envolvidos no ciclo completo de colagem e montagem .

Também garantem a máxima limpeza, altíssima qualidade na deposição do adesivo e precisão absoluta e repetibilidade constante das trajetórias de deposição. Dada a facilidade e rapidez de setup a cada nova operação, seu uso já é indicado e rentável para colagem de pequenos lotes de produção.

Encontram aplicação em vários setores industriais como, por exemplo: conversão de papel, embalagem, isolamento e outros.

Projetado e construído inteiramente por Angeleri (tanto para as partes mecânicas/eletrônicas quanto para o software de gerenciamento CAD-CAM), os plotters de eixos cartesianos GP série 2 têm uma configuração do tipo “portal” com uma superfície de trabalho (suporte de material) fixa. Opcionalmente, estão disponíveis um ou dois sistemas de “pilha alta”, que permitem carregar por cima formas de material a colar (para uma altura superior a 600 mm), que se elevam e se posicionam automaticamente na altura de trabalho necessária no final de cada operação única.

O movimento dos eixos X e Y (linear ou interpolado) ocorre através de motores do tipo Brushless e acionamentos controlados pelo sistema CAD-CAM proprietário da Angeleri, instalado a bordo da máquina em um PC posicionado em um suporte ergonômico ajustável. O software CAD ajuda o operador a bordo da máquina a criar as trajetórias de colagem necessárias, graças a uma interface de usuário de vídeo intuitiva e deixando ao operador a flexibilidade de escolher entre os seguintes métodos:

Movimentação manual dos eixos através das teclas “setas” do teclado do PC, auxiliado por um apontador laser posicionado próximo ao ponto de aplicação do adesivo que destaca diretamente os movimentos realizados pelos eixos nas instruções do operador na área de trabalho. As trajetórias assim criadas são então memorizadas e estão prontas para serem recuperadas para execução na obra.
Desenho em vídeo de linhas, poli linhas, círculos e pontos que compõem a trajetória da colagem, assistido e facilitado por uma interface de usuário intuitiva que permite o uso imediato mesmo para operadores sem experiência específica. As trajetórias criadas são então memorizadas e estão prontas para serem recuperadas para execução no trabalho.
dxf Além disso, graças à função DXF integrada no sistema CAD proprietário, é possível importar diretamente para a máquina os caminhos de colagem e formas de peças possivelmente desenhadas “off-line” pelo Departamento Técnico e transferidas nos dados padrão “DXF” formato de troca.

O software proprietário também permite atribuir cores diferentes às diferentes linhas geradas na tela, dependendo do tipo de adesivo que será usado nos diferentes segmentos (por exemplo: cor vermelha para o bico dosador com adesivo hot melt, branco cor do bico dispensador com adesivo de vinil, etc.).

As trajetórias de colagem geradas e memorizadas podem ser recuperadas e modificadas de forma fácil e rápida a qualquer momento, sempre a bordo da máquina.
O operador pode, de fato, adicionar ou excluir elementos criados (por exemplo, linhas) ou alterar a sequência de execução, bem como definir tempos de espera específicos entre um conjunto de linhas que formam uma operação completa de deposição de adesivo em uma forma específica e a próxima.

O adesivo é dispensado através de um bico especial ajustável, conectado ao tanque/recipiente de material adesivo necessário para a aplicação específica. Os plotters da série GP podem montar e controlar até um máximo de três bicos, para a aplicação de adesivo hot melt talão, spray hot melt e cordão de vinil. A distância do bocal de distribuição da superfície de trabalho é ajustável.

Finalmente, um sistema de dupla barreira de segurança fotoelétrica tipo 2 garante a proteção necessária durante a fase de trabalho.

Com a mesma morfologia (plotador de portal) e funcionalidade do sistema, também está disponível uma variante da máquina para dosagem de adesivo à base de água em spray.

Esta máquina, denominada GP/S 1200 (área de trabalho 1200 x 800 mm), é fornecida completa com uma cabine de proteção ergonômica posicionada na parte superior do plotter que cobre e contém toda a área de trabalho, proporcionando a contenção da névoa causada por deposição por pulverização do adesivo à base de água.

Um sistema especial de sucção e filtragem instalado a bordo da máquina garante a evacuação correta das névoas geradas, enquanto um carrinho deslizante permite que o operador carregue facilmente as peças

 

Plotter aplicadora de adesivo automática
Adesivo Hot Melt ou Acrilico
Aplicação de adesivo tipo cordão ou spray
Gestão da aplicação por desenho CAD-CAM